Os escritórios MVDRV e SDK Vastgoed (VolkerWessels) foram selecionados como vencedores em um concurso para projetar um "empreendimento residencial progressivo" no centro da cidade de Eindhoven, Países Baixos. Conhecido como "Nieuw Bergen", o complexo contará com residências sustentáveis ao longo da rua Deken van Someren, ajudando a estabelecer um "ethos de sustentabilidade evidente" no bairro de Bergen.
A estrutura deriva sua forma a partir de planos de referência tomados em um ângulo de 45 graus a partir do envelope dos edifícios residenciais vizinhos - um movimento que garante uma abundância de luz natural mesmo no térreo e cria uma silhueta irregular. Alinhado com uma abordagem ecológica, o complexo foi projetado a partir de estratégias sustentáveis passivas, ao passo que os painéis solares aproveitam os planos oblíquos do telhado para buscar a orientação mais eficiente.
"A luz natural desempenha um papel central em Nieuw Bergen, já que os volumes seguem um limite de altura rigoroso e uma diretriz de projeto que permite a maximização da luz solar natural, das vistas e da intimidade", explica Jacob van Rijs, co- Fundador da MVRDV. "Os pequenos parques também garantem uma distribuição agradável de vegetação em todo o bairro e criam um ambiente íntimo para todos."
Cada edifício dentro de Nieuw Bergen mantém seu próprio caráter, ao mesmo tempo que compõe uma família maior de estruturas que se encaixa no contexto urbano "como um mosaico". Espaços verdes permeiam todo o complexo, com varandas e generosos espaços ao ar livre, bem como jardins coletivos e estufas vegetais. As fachadas foram revestidas em cores neutras para que sua materialidade se destaque - esses materiais incluem blocos de cerâmica, pedra, madeira e concreto em uma variedade de texturas.
Contribuíram para o projeto: SDK Vastgoed, Primum (sustentabilidade), Iris Advies (participação comunitária) e Stam + De Koning Bouw (engenharia).
Via MVRDV.